Salário-mínimo e aposentadorias do INSS podem ter reajuste de 11,08% em 2022

Salário-mínimo e aposentadorias do INSS podem ter reajuste de 11,08% em 2022

As aposentadorias e benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão reajuste de 11,8% em 2022. A projeção é com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), índice utilizado para corrigir a inflação no país e que acumula uma alta de 11,08% nos últimos 12 meses até outubro.

O novo índice foi divulgado nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde 1979 o IBGE calcula o INPC e contabiliza a inflação às famílias com rendimento de um a cinco salários mínimos.

Alta no INPC

O Índice Nacional de Preços ao consumidor, referência para correção do salário-mínimo e benefícios previdenciários subiu 1,16% em outubro, contra 1,20% no mês de setembro. O resultado é apontado como o maior desde outubro de 2002, quando o índice teve uma alta de 1,57%.

Para este ano, o indicador acumula alta de 8,45% e, em 12 meses, de 11,08%, acima dos 10,78% observados nos 12 meses imediatamente anteriores e superior ao IPCA.

Conforme informações do IBGE, todas as 16 áreas pesquisadas tiveram uma variação positiva em outubro. O menor índice registrado foi da região metropolitana de Belém no Pará, com variação de 0,51%, o índice menor por lá diz respeito a queda nos preços do açaí (-8,77%) e da energia elétrica (-1,22%) que impactaram no resultado.

Com relação a maior variação, o mesmo ocorreu na região metropolitana de Vitória no Espiro Santos, de 1,64%, onde o impacto maior ocorreu devido à alta de 13,68% na taxa de água e esgoto.

Reajuste do salário-mínimo e benefícios do INSS

Caso o INPC se mantenha com alta de 11,08%, o salário mínimo para o ano que vem poderá saltar de R$ 1.100 para R$ 1.221,88. Vale lembrar que o reajuste do piso nacional impacta nos benefícios Previdenciários, tendo em vista que a legislação determina que nenhum benefício pago pelo INSS pode ser menor que um salário-mínimo.

Quanto aos benefícios do INSS com valor superior ao mínimo, mesmo que poucos reais, o reajuste será com base em 11,08%, assim para identificar o valor do benefício no ano que vem, basta multiplicar o salário de benefício vezes o novo índice do INPC.

Vale lembrar que estes valores não são definitivos, isso porque o governo reajustará os benefícios com base no fechamento do INPC do mês de dezembro, os dados divulgados pelo IBGE são uma projeção de estudos com base na inflação atual.