Erros mais cometidos em um fechamento contábil, não cometa mais eles!
Fechamento Contábil, o que é isso?
O fechamento contábil é um procedimento utilizado nas empresas para identificar todas as operações financeiras feitas em um certo período. Com o fechamento contábil as empresas podem tomar conhecimento sobre as suas operações financeiras e tomar decisões para o melhor da empresa.
Com o fechamento contábil as empresas podem ter uma noção exata dos resultados que foram obtidos, sejam eles positivos ou negativos, essas informações são utilizadas para realizar planejamento e evitar problemas futuros, com objetivo de alcançar o sucesso.
E como um dos papéis da contabilidade é ser uma prestadora de informações, podemos afirmar que o fechamento contábil é uma parte muito importante de uma empresa e deve ser feito com atenção, pois com ele se diminuem os riscos, a saúde financeira fica mais estável e a empresa só ganha com tudo isso.
O fechamento contábil pode ser feito mensalmente, trimestralmente ou anualmente, a frequência com que ele é feito vai depender das empresas e do número de operações que são feitas nela.
O jeito certo de se fazer um Fechamento Contábil
Antes de te mostrarmos os erros e as soluções, vamos resumir algumas dicas, preste atenção, elas não podem faltar em um fechamento contábil:
- Todos os ativos da empresa sempre devem ser considerados;
- Todos os passivos também devem ser incluídos;
- Os patrimônios (contando com os bens, direitos e as obrigações);
- As despesas (todas despesas fundamentais para o funcionamento da empresa);
- E não se esqueça das receitas da empresa.
Parece somente o básico, mas negligenciar qualquer uma das partes citadas acima pode ocasionar um erro no seu fechamento.
Os erros mais cometidos em um fechamento contábil
Preste atenção nos erros e evite cometer eles, para você conseguir realizar um fechamento contábil com perfeição. Os erros mais cometidos são os seguintes:
1- Não aproveitar a tecnologia
Aproveite a tecnologia, afinal, com todos recursos que temos hoje em dia, o fechamento contábil pode ser mais fácil e prático de se fazer.
Não perca seu tempo realizando as tarefas manualmente, isso pode aumentar os índices de erro, tenha o auxílio da Contabilidade OM pra isso.
2- Ser desorganizado
Seja organizado e evite cometer erros, separe os documentos referentes a saídas, os referentes a entradas, a documentação dos fornecedores e toda a documentação necessária, coloque tudo em ordem, assim você vai poder localizar e utilizar toda documentação com mais facilidade
Para conseguir realizar um fechamento com maestria a organização é necessária, junte todos os documentos que vão ser necessários com atenção, coloque em ordem, verifique tudo e pronto.
3- Não ter atenção aos pagamentos atrasados
Os pagamentos atrasados são recursos que ainda não estão na empresa, contar com esses valores como se fossem certos pode prejudicar o seu fechamento e a saúde financeira da empresa.
Sim, as contas atrasadas deveriam estar na empresa, mas você deve considerar como pagamentos em atraso, não como recebidos, mesmo que você julgue que a empresa vá receber logo esses valores, eles ainda estão em atraso.
4- Não ter frequência
Os lançamentos podem ser mensais, trimestrais ou anuais, dependendo do porte da empresa. Mas, quando for definido um período de realização do fechamento contábil, ele deve ser realizado sempre com a mesma frequência.
Realize com a mesma frequência os fechamentos, respeitando os intervalos de tempo entre um fechamento e outro, para conseguir realizar uma análise melhor dos resultados.
5- Não aproveitar os dados do fechamento
Somente as informações, se não forem bem aproveitadas, podem perder valor. Então, não mostre apenas os resultados, apresente soluções para os seus clientes, para que eles possam crescer e confiarem no seu trabalho.