Poderá Ser Prorrogado o BEm
Retorno do BEm
A Equipe econômica do Governo está estudando a possibilidade de liberar novamente o programa que permitiu a suspensão dos contratos e a redução de jornada e salário durante o período de pandemia em decorrência da Covid-19, o BEm (Beneficio Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda).
De acordo com fontes do Governo Federal ao jornal Valor Econômico, a possibilidade está em análise como uma opção para impedir o aumento do desemprego em território nacional.
Contudo, caso o governo opte pela prorrogação, o modelo do BEm deverá ser um pouco diferente do modelo do ano passado, podendo voltar mais restritivo. Alguns técnicos, no entanto, são contrários, por exemplo na situação de uma medida setorial (ou seja, que entrasse em vigor para apenas algumas partes do país).
O que é o BEm?
O BEm (Beneficio Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda) foi iniciado a partir de abril do ano passado quando o Governo editou a Medida Provisória 936, com o principal objetivo de evitar demissões em massa em decorrência da pandemia. A medida permitiu então a redução de salário e jornada bem como a suspensão dos contratos com compensação salarial parcial pelo governo.
Inicialmente a previsão era de que a medida durasse apenas por três meses e a suspensão dos contratos por dois meses. Contudo, a medida acabou sendo prorrogada até o mês de dezembro. Segundo o que foi informado pelas fontes do Valor Econômico entre as principais dificuldades para renovação do programa estaria na área fiscal.