IRPF 2022: saiba como declarar renda de dois empregos
Vai começar o período de envio do Imposto de Renda 2022, que já poderá ser preenchido a partir da próxima segunda-feira (7), com prazo limite para entrega em 29 de abril.
Chegou a hora de juntar todos os documentos necessários para preencher corretamente a declaração, e além da papelada, é essencial saber como declarar cada item, para que não haja erros e seu Imposto de Renda seja logo processado.
Se em 2021 o trabalhador mudou de emprego durante o ano ou teve duas rendas diferentes, que somem mais de R$28.559,70 no ano, os valores deverão ser declarados pois ultrapassam a faixa de isenção.
No preenchimento não há campos separados para informar a troca de emprego, mas rendimentos recebidos de empresas diferentes devem ser informados de formas separadas.
A orientação vale para quem recebeu renda tributável de mais de uma fonte pagadora, ou seja para quem trocou de emprego, acumulou trabalhos ou atuou simultaneamente como Microempreendedor Individual (MEI) e mais.
Como declarar duas rendas no Imposto de Renda 2022
O primeiro passo é solicitar o informe de rendimentos de cada local trabalhado. Com isso em mãos, na declaração do Imposto de Renda, será necessário abrir um formulário diferente para cada trabalho.
A ficha escolhida é a “Rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica”. Ao selecionar essa ficha, clique em “Novo” e preencha os dados solicitados de apenas uma empresa, os valores retidos na fonte e o valor pago a título de INSS. Clique em “Ok” e faça novamente o procedimento com a próxima empresa.
Dependentes que recebem bolsa de estágio, salário ou aposentadoria também devem ser informados da mesma forma. Na aba “Rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica” apenas troque a ficha para “Dependentes” ao invés de “Titular”, opção no topo da página.
Vale lembrar que o período trabalhado não importa, mesmo que seja apenas um mês, o valor recebido por aquela fonte pagadora deverá ser informado (se na soma total dos seus rendimentos o valor for superior à faixa de isenção).